Wednesday, December 10, 2008

Delícias da Estrada - Gastronomia

Um roteiro de restaurantes no caminho entre Goiás Velho e Formosa inclui 82 estabelecimentos e muita história para contar.

Começando por Goiás Velho, passando por Itaberaí, Jaraguá, Pirenópolis, Corumbá, Cocalzinho Brazlândia, Sobradinho, Planaltina e terminando em Formosa.


História e culinária. Essa é a receita do Roteiro Gastronômico da Estrada Colonial, composta por 82 estabelecimentos localizados entre a cidade de Goiás e Formosa, com 500 km de extensão. O trecho faz parte da Estrada Colonial, a mais antiga rota oficial da história do Brasil, tendo, ao todo, 750 km, desde a Cidade de Goiás até o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, em Minas Gerais. O Projeto foi lançado em nos dias 12 e 13 de dezembro de 2008, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
A oficialização da Estrada Colonial data de 1.736, ano em que a Coroa Portuguesa criou registros e postos fiscais no trajeto para controlar a circulação do ouro e cobrar impostos, ligando a primeira capital goiania a Salvador, que era a capital do país na época. No caminho por onde circulavam as mercadorias, foram surgindo povoados, que hoje fazem parte do Distrito Federal e entorno.
O roteiro de restaurantes engloba a Cidade de Goiás ( mais conhecida como Goiás Velho), além de Itaberaí, Jaraguá, Pirenópolis, Corumbá, Cocalzinho, Brazlândia, Sobradinho, Planaltina e Formosa; e integra o Programa de Desenvolvimento da Indústria do Turismo da Estrada Colonial. Fazem parte do roteiro lugares como a Fazenda Babilônia, em Pirenópolis, com receitas dos tropeiros que cruzaram o interior do Brasil, e a Fazenda Velha, localizada em Sobradinho, que foi sede da Missão Cruz.
A finalidade do projeto Estrada Colonial no Planalto Central é promover o turismo na região e valorizar os trabalhos desenvolvidos pelas comunidades das cidades do trajeto a partir da culinária. É uma viagem pela gastronômia e pela história. Não se vai simplesmente lá para almoçar e se distrair, mas também para adquirir conhecimento. Nos cardápios viajam opções que vão da culinária rural à internacional e também à eco-gastronomia.
Em cada polo há particularidades. Formosa, por exemplo, é detentora de grande potencial geográfico e arqueológico. Ali se encontra o Salto de Itiquira. O município de Formosa, a 75 km de Brasília detém ainda a nascente de tr~es principais bacias hidrográficas brasileiras ( Amazonas, Prata e São Francisco), e vários sítios arqueológicos. Há quem diga que Brazlândia representa o principal pólo de turismo para o Distrito Federal e apresenta boas opções de ecoturismo. Pirenópolis continua sendo o principal destino, já estruturado para o turismo, enquanto a Cidade de Goiás é referência principalmente histórica. A moto do projeto é resgataros pontos históricos da região.
CB-Em 10/12/2008.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home