Monday, June 23, 2008

CAFÉ - O EX-VILÃO

O café ganhou uma certa má fama. Falava-se nos males da cafeína para quem consumia diariamente a bebida. Mas atual,ente há uma grande camapnha para trazer o cafezinho de volta à mesa do brasileiro, sem culpa.

Em uma pesquisa apresentada pelo Prof. da UFRJ, Darcy Roberto Lima, são apresentadas as evidências da utilidade do café para o ser humano. A conclusão foi que os jovens que tomavam café diariamente apresentavam menor incidência de depressão, alcoolismo e dependência química.

CONCLUSÕES QUE ANIMAM - Além da famosa cafeína, a bebida apresenta componentes como os ácidos clorogênicos ( ainda não encontrados em outras bebidas) e lactona, que também beneficiam o cérebro. Esta comprovado que o consumo diário de café faz com que o cérebro esteja atento para as atividades intelectuais, além d estimular a memória e a concentração. Beber café diariamente também diminui a ocorrência de apatia e depressão. A bebida pode até mesmo prevenir o consumo de drogas e álcool. Por ter ação vasodilatadora, ajuda, por exemplo, a combater a enxaqueca.

Segundo Lima, os ácidos clorogênicos ajudam a estabilizar a química cerebral. As alterações na atividade cerebral levam a mudanças de humor que podem causar depressão. Essas oscilações também podem fazer a pessoa buscar a compensação no álcool e nas drogas.

EXAGERO PODE FAZER MAL - as ocorr^^encias mais comuns de beber muito café são: aborto, diarréia, episódios de pânico ( em quem já tem sindrome de pânico), gastrite, insônia, taqucardia´e tremores. O consumo ideal é de até dez xícaras de café ( 50ml) por dia ( a não ser em caso de contra indicações médicas). E como se trata de uma bebida estimulante deve ser comsumido, de preferência, durante o dia.

O quê você acha? Deixe o seu comentário!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home