Sunday, June 15, 2008

ASSÉDIO MORAL

Ameaça, constrangimento, perseguição. Saiba identificar os sinais de assédio moral e aprenda a se defender de possíveis investidas do chefe NADA PROFISIONAL (F. Duarte, Equipe CB)

Tipos de Agressor

PROFETA

sua missão é enxugar o mais rápido possível a máquina, demitindo indiscriminadamente os trabalhadores. Humilha com cautela, reservadamente.

MALA-BABÃO

é aquele chefe que bajula o patrão e não larga os subordinados. Persegue e controla cada um com mão de ferro. é umaéspécie de capataz moderno.

GRANDE IRMÃO

Aproxima-se dos trabalhadores e mostra-se sensível aos problemas particulares de cada um. Na primeira oportunidade, usa esses problemas contra o empregado para rebaixá-lo, afastá-lo do grupo, demiti-lo ou exigir produtividade.

PITBULL

É o chefe agressivo, violento e perverso em palavras e atos. Demite friamente e humilha por prazer.

GARGANTA

É o chefe que não conhece bem o seu trabalho, mas vive contando vantagens e não admite que seu subordinado saiba mais do que ele.

TROGLODITA

É o chefe brusco, grotesco. Implanta as normas sem pensar e todos devem obedecer sem reclamar. Sempre está com a razão. Seu tipo é " eu mando e você obedece".

TASEA ( tÁ SE ACHANDO)

Confuso e inseguro. Esconde o seu desconhecimento com ordens contraditórias. Não sabe o que fazer com as demandas dos seus superiores. Se algum projeto é elogiado pelos superiores, colhe os louros. Em caso conttrário, responsabiliza a incompetência dos seus subordinados.

TIGRÃO

Esconde a sua incapacidade com atitudes grosseiras e necessita de público que assista a seu ato para se sentir respeitado e temido por todos.

OBS: A outros tipos ainda piores que misturam patronagem com sexo

Em progresso


O QUE FAZ O ASSEDIADOR:

- Escolhe a vítima e a isola do grupo
- Impede o funcionário de se expressar e não explica porquê
- Fragiliza, ridiculariza, inferioriza,menospreza o outro em frente aos pares
- Culpa a responsabiliza publicamente o subordinado
- Desetabiliza a pessoa emocional e profissionalmente. A vítima gradativamente vai perdendo a autoconfiança e o interesse pelo trabalho
- Assume uma vigilância acentuada e constante da vítima
- Demonstra indiferença em relação à presença da pessoa
- Sugere que o funcionário peça demissão
- Dá ao subordinado tarefas sem sentido ou que jamais serão utilizadas
- Torna público algo íntimo do subordinado



COMO A VÍTIMA DEVE AGIR:


- Anote com detalhaes todas as humilhações sofreidas
- Dê visibilidade, procurando a ajuda dos colegas, principalmente daqueles que testemunharam o fato ou que já sofreram humilhações do agressor
- Evite conversa com o agressor sem terstemunhas
- Exija por escrito explicações do ato do agressor e permaneça com cópia da carta enviada ao RH e da eventual resposta do agressor
- Procure o sindicato e relate o acontecido para diretores e outras instâncias, como médicos ou advogados do sindicato, assim como Ministério Público, Justiça do Trabalho, Comissão de Direitos Humanos e Conselho Regional de Medicina
- Recorra ao Centro de Referência em Saúde dos Trabalhadores e conte a humilhação sofrida ao médico, assistente social ou psicólogo
- Busque apoio junto a familiares, amigos e colegas, pois afeto e solidariedade são fundamentais para a recuperação da auto-estima.


- PROBLEMAS DE SAÚDE

Os prejuízos dessas relações destrutivas no ambiente de trabalho são inúmeros. "Segundo a Organização Internacional do Trabalho, 15% dos suicídios na Suécia são resultado do problema. As pessoas apresentam distúrbios psicossomáticos, distúrbios cardíacos, endócrinos e digestivos", lamenta a psicóloga Veruska Olivieri.
Segundo dados do site www.assediomoral.org, entre os sintomas mais comuns em mulheres que vivem sob esse tipo de pressão estão crises de choro, dores generalizadas, palpitações e tremores, sensação de inutilidade e distúrbios de sono. Já os homens são acometidos principalmente pela idéia de suicídio, sede de vingança, passam a beber, além de sofrerem com distúrbios do sono e depressão.


- DEPOIMENTO - ISOLAMENTO E HUMILHAÇÃO ( O AUTOR PREFERIU NÃO SER IDENTIFICADO)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home