Thursday, May 06, 2010

Saladas & Saladas

Salada " Caesar" (pronúncia: císar)

Há tantas estórias e até contos sobre o surgimento desta modalidade de salada. Na verdade cada pessoa a prepara de uma forma, mas sempre seguindo um padrão parecido para poder chamá-la de CAESAR.

No Brasil o alface romana não é muito comum e quando há é muito caro e se comprado com os outros tipos de alface. O mais próximo é o alface americano, este tem um pouco menos de crocância mais dá para enganar.

Esta salada, em seus elementos básicos leva:

- alface romana
- alho azeite
- pequenos cubos de pão de forma consistente ( os bons exemplares dos seres humanos que vivem na França os chamam de "croûtons" - é chic esse nome), previamente salpicado com azeite , alhos e temperos verdes ( azeite, queijo parmesâo, salsinha, coentro, cebolinha, alho pisado no sal, etc)
- queijo parmesão
- molho inglês

Esta é a mais original das receitas mas não não é a melhor, pois, com o tempo, ela foi sofrendo adições. Eu mesmo, quando a faço, sempre procuro acrescentar algo de novo, nem que seja um sal diferente, um tal de sal kosher ( o sal dos judeus), por exemplo!

Com o tempo, com um toque de um CHEF daqui, de um chefe de acolá, de um curioso de atrás de outro da frente, foram adicionando condimentos. Dizem que essa salado foi criada por um italiano, um tal de Cardini, cujo primeiro nome era Caesar ( imaginem um italiano com esse nome lá pelos idos da década de 20, é 1920! O alface amarelou!

Alguém teve a feliz idéia de a acrescentar anchovas , outros peito de frango cortados em fatias finas e grelhadas com os temperos ao gosto mestre cuca.

Depois alguém teve a idéia de depois de as anchovas estarem bem trituradas com o garfo, de acrescentar mostarda DIJON ( esta é chic - em casa a mantenho congelada para preservar ainda mais o seu sabor), limão, umas gotas de vinagre balsâmico e, ainda queijo parmesão. Tudo isso bem misturado é adicionado aos alfaces na hora da refeição, além dos "croûtons". Há pessoas que colocam um pouco de raíz forte ( wasabi, mas isso eu condeno, é melhor dixar esse produto para uso dos japas)

Aqui vai o toque aqui do curioso que não é CHEF: No microondas coloque papel toalha em um prato raso grande ( 5 ou 6 folhas), coloque " bacon" em fatias dispostas separadamente, para serem cozido, o papel chupará toda a gordura e o "bacon" vai virar um torresminho crocante e leve. Este é o meu toque na inova-ação deste prato. Bon apetit!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home