37.PIZZAS & MASSAS
001 - Massa para Pizza nº 1
002 - Molho Básico de Tomate
003 - Pizza de Calabresa Bêbada
004 - Pizza de Pêra com Gorgonzola
005 - Pizza´s Brief History
006 - Massa para Pizza nº 2
007 - Massa para Pizza nº 3 (Do Pai)
008 - Esfirra
009 - Risolis
-------------------------------------------------------------
001 - MASSA PARA PIZZA Nº 1
Ingredientes
1kg de farinha de trigo de boa qualidade
420ml de água fria
50ml de azeite
30g de fermento fresco
15g de sal
Preparo
Misture em uma vasilha a farinha e a água fria. Amasse a mistura por três minutos e, em seguida, acrescente fermento fresco e azeite.
Amasse tudo por mais sete minutos e coloque na geladeira com um pano úmido por cima. Deixe descansar por trinta minutos.
Ao fim do prazo, retire a massa da geladeira e deixe-a descansar por mais uma hora e meia. Pegue a massa e faça bolas de 140 gramas ( é ideal ter uma balança).
Abra as bolas com um rolo e faça discos com a massa.
Coloque o molho básico e o recheio de sua preferência sobre cada um dos discos.
--------------------------------------------
002 - MOLHO BÁSICO DE TOMATES
5 latas de tomate sem pele (pomodoro pelati)
1 cebola
2 dentes de alho
Orégano
Azeite
Sal a gosto
Preparo
Dê uma leve amassada nos dentes de alho e esfregue-os no fundo da panela com um pouco de azeite.
Coloque um pouco mais de azeite, o suficiente para dourar o alho e descarte-o. Em seguida coloque o tomate sem pele (pomodoro pelati) no azeite quente e a cebola inteira.
Deixe cozinhar por trinta minutos em fogo baixo. Coloque um punhado de orégano e sal a gosto e retire a cebola. O molho está pronto
Rendimento: 10 pizzas
Tempo de preparo: 2hs15mts
---------------------------------------------
003 - PIZZA DE CALABRESA BÊBADA
Ingredientes
1 disco de pizza
Molho de tomate a gosto
150g de calabresa
50ml de boa cachaça
Azeite aromatizado
Preparo
Corte a linguiça em fatias finas e flambe-as na cachaça.
Abra o disco de pizza, coloque o molho e a calabresa flambada e tempere colocando o azeite aromatizado. Leve ao forno preaquecido a gás a 450ºC ou elétrico a 280ºC.
----------------------------------------------
004 - PIZZA DE PÊRA COM GORGONZOLA
Ingredientes
1 disco de pizza
molho de tomate a gosto
80g de mozarela
60g de gorgonzola
8 fatias de pêra
1 punhado de agrião fresco
Preparo
Fatie a pêra (sem casca) em lâminas bem finas
Abra o disco de pizza, coloque o molho, a mozarela, o gorgonzola e as fatias de pêra. Leve ao forno. Com a pizza pronta, coloque o agrião fresco por cima.
-----------------------------------------------
005 - PIZZA´S BRIEF HISTORY
Origem da Pizza 1
Teria nascido nobre aquele saboroso disco de massa generosa que hoje povoa lares, restaurantes populares e finos, casas especializadas, cantinas, lanchonetes, quiosques, carrinhos de mão, etc.?
Apregoa-se que um napolitano chamado Raffaele Esposito, em 1889, criou um prato para homenagear Marguerita de Saboya, primeira rainha da Itália unificada, caracteristicamente com a cores do país: o vermelho dos tomates, o branco da mozarela e o verde do manjericão.
Origem da Pizza 2
Do Egito à Grécia Clássica, até Roma e Pompéia, estiveram presentes alimentos que nos fazem recordar o preparo e o cozimento de nossa atual pizza. No antigo Egito, era costume celebrar o aniversário do Faraó, comendo uma massa achatada e condimentada com ervas aromáticas. Também, têm-se registro de relatos de algumas receitas Babilonesas e, no século VII a.C, um poeta soldado, em seus versos, nos informa que possuía uma massa achatada junto à sua lança - base principal da alimentação de um soldado naqueles tempos. Muitos consideram a pizza atual como uma invenção da culinária italiana, que começou na sulina cidade de Nápoles. De fato, a pizza é vista com atenção especial pelos napolitanos como o seu tesouro culinário, uma reflexão da História popular: os Lombardos, chegados no sul da Itália depois da queda do Império Romano, trouxeram suas búfalas que, encontrando ambiente ideal na região do Lázio, abasteceram-se de leite para a criação da "mozzarella" e posteriormente, coma descoberta do Novo Mundo, chegaria à Europa o elemento fundamental para a pizza, sem o qual esta jamais poderia existir: o TOMATE. Depois de algumas desconfianças iniciais, o tomate acaba por ingressar triunfalmente na culinária napolitana e a pizza se beneficiara disto, aproximando-se ainda mais do formato com a qual é conhecida na atualidade.
Por volta de 1700 e 1800, a pizza se consolida como um dos pratos da culinária napolitana mais tradicionais e preferidos pelo público. A então Rainha da Itália e Savóia, Margherita (originária da Áustria), esposa de Umberto I, elevou a pizza de suas origens humildes, quando um pizzaiolo, fez três pizzas diferentes para a Rainha. Ela gostou de uma coberta com tomates, mussarela e manjericão. Foi quando a "Pizza Margherita" ganhou o seu nome.
Fonte: Internet
Origem da Pizza 3
Uma outra história relacionada a cozinha do Oriente Médio Antigo, diz respeito a origem da pizza. A teoria mais importante sobre a origem da pizza, diz que os fenícios, três séculos antes de Cristo, costumavam acrescentar coberturas de carne e cebola ao pão em forma de disco (pão sírio). Os turcos muçulmanos também adotaram este costume durante a Idade Média. Com o advento das cruzadas esta prática de acrescentar cobertura ao pão sírio, chegou a Italia pelo porto de Nápoles. Lá os italianos incrementaram o pão com diversos tipos de cobertura como o queijo e, mais tarde, após a descoberta da América, o tomate, desta maneira originando a pizza.
Pode-se, então, a partir dos dois relatos acima, levantar a hipótese de que as culinárias contemporâneas, do Oriente Médio, do Norte da África, e, mesmo a culinária de certas regiões da Europa mediterrânea e do Leste Europeu, são herdeiras, em parte, da cozinha da Antiga Mesopotâmia, "a mais antiga culinária do mundo".
Origem da Pizza 4
Quando comemos uma pizza Margherita nem por um momento nos detemos para pensar de onde provém este nome. De facto, o epíteto alude à primeira pizza redonda, criada por Raffaele Sposito em 1889, para oferecer à rainha Margherita. A pizza tinha as três cores da bandeira italiana formadas com o queijo branco, tomate vermelho e manjericão verde.
Se a pizza moderna é italiana a sua base, o pão espalmado, tem diferente proveniência e época. Este pão espalmado foi inventado há seis mil anos pelos egípcios e desenvolvido pelos gregos.
Foram, contudo, muitos séculos depois os italianos a acrescentarem-lhe o tomate.
Origem da Pizza 5
Era um alimento de pobres do Sul da Itália. Mas foram os napolitanos que passaram a acrescentar molho de tomate e orégano a massa, que era dobrada ao meio e devorada como se fosse um sanduíche. Quem tinha um pouco mais de dinheiro colocava queijo, pedaços de linguiça ou ovos por cima. A partir do século XVI, a novidade era apreciada na corte de Nápoles e logo se espalhou pelo mundo.
Pizzas podem ter uma centena de coberturas. A primeira redonda servida a rainha Margherita, da Itália, foi enfeitada com as cores da bandeira italiana: queijo (branco), manjericão (verde) e tomate (vermelho).
Origem da Pizza 6
A história da Pizza começou há 6 mil anos com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam massas a base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. A novidade foi parar na península da Etrúria, na Itália.
A origem da Pizza 7
É até difícil de acreditar, mas esta história é muito mais antiga do que parece.
Faz muito tempo que o homem saboreia a pizza.
Como todo prato antigo, é difícil especificar sua origem,
ainda mais se pensarmos que ela não é nada mais que uma evolução do pão.
A primeira notícia que se tem da pizza tem mais de 6.000 anos. Os antigos hebreus e egípcios já saboreavam uma mistura de trigo e água que era chamada "O Pão de Abrahão" - Uma espécie de tataravô da pizza de hoje.
Desde que foi descoberta a fermentação da massa de trigo e o forno -
graças ao talento dos egípcios, começou-se a enriquecer os pães de forma achatada com diversos ingredientes, como azeitonas, ervas aromáticas, etc. Segundo anotações do poeta Virgílio, os gregos e romanos faziam pães semelhantes. Ele mesmo registrou a receita do moretum, uma massa não fermentada, assada, recheada com vinagre e azeite, coberta com fatias de alho e cebola crua. Se essa mesma massa fosse fermentada, Virgílio teria então a fórmula básica de uma pizza simples.
Origem da Pizza 8
-------------------------------------------------------------
006 - MASSA PARA PIZZA Nº 2
Em fase de teste:
Teste 1
Mistura para obter-se farinha ideal para confecção de massa para pizza "margherita", tipicamente napolitana
farinha brasileira fina
farinha de trigo importada
sêmola importada
Teste 2
Mistura para pizza de crosta fina
970g farinha de trigo jauence
30g de farinha de trigo integral
-------------------------------------------------
007 - MASSA PARA PIZZA Nº 3 (Do Pai)
Ingredientes
980g de farinha de trigo de boa qualidade
20g de farinha de trigo integral
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
3/4 de xícara (chá) de óleo vegetal
1/2 litro de água morna
1 tablete (15g) de fermento de padaria (pode ser congelado)
Preparo
Coloque o fermento de padaria - ao natural ou congelado - em uma xícara com água morna, adicione açúcar e pitadas de farinha de trigo para agilizar a fermentação. Reserve. Em uma bacia coloque a farinha de trigo (980g, a farinha integral (20g), o açúcar, o sal. Misture bem com uma colher de pau, depois dos ingredientes estarem bem misturados adicione os 3/4 de xícara do óleo, o fermento, e a água morna (meio litro), a seguir, com uma colher de pau, misture bem todos os ingredientes e comece a trabalhar a massa com as mãos. Vá sovando até que fique uma massa consistente. Erga a massa e atire-a uma 20 vezes sobre a bacia do preparo. Divida em 4 partes. Coloque cada 2 partes dentro de um saco plástico e feche-o. Deixe a massa levedar por no minímo 1 hora. Esta massa conserva-se na geladeira até por 2 semanas.
Caso goste de pizzas mais grossas utilize 2 tabletes de fermento (30g).
----------------------------------------------
008 - ESFIRRA
Ingredientes
1kg de farinha de trigo ( ou até dar ponto)
2 copos de leite morno
1 ovo
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
2 colheres de margarina
2 tabletes de fermento de padeiro, tipo fleischman
Preparo
Dissolver o fermento no leite morno e adicionar os outros ingredientes. Colocar farinha até dar ponto. Deixar descansar e abrir a massa para fazer as esfirras. Pegue um pouco de massa e abre como um prato de sobremesa, coloque o recheio e una as pontas fazendo um triângulo e leve para assar em tabuleiro untado. Passe gema de ovo dissolvida em um pouco de óleo sobre as esfirras para dourar.
Recheio
1/2 kg de carne moída
2 a 3 tomates maduros grandes
1 cebola
Cheiro verde, salsa, cebolinha verde
sal
pimenta-do-reino
2 limões para extração do sumo
Preparo
Misture muito bem todos o ingredientes e deixe de lado, enquanto prepara a massa. A carne vai cozer com a acidez do limão
----------------------------------------------
009 - MASSA PARA RISOLIS & COXINHA DE GALINHA
Ingredientes
1 copo de farinha
1 copo de água
1 colher de sopa de margarina
Sal
Casca de limão ralada
Preparo
Numa panela, coloque a água, a margarina e o sal e leve ao fogo até levantar fervura. Retire do fogo, coloque a farinha de uma só vez e mexa sem parar até virar uma bola que se desprenda da panela. Depois d esfriar um pouco, abra a massa como pizza para fazer os risolis, coloque o recheio de sua preferência, dobre a massa e corte com a borda de um copo, em seguida, passe no ovo batido e farinha de rosca e, após, é só fritar. Pode congelar também se quiser e friar na hora de servir
002 - Molho Básico de Tomate
003 - Pizza de Calabresa Bêbada
004 - Pizza de Pêra com Gorgonzola
005 - Pizza´s Brief History
006 - Massa para Pizza nº 2
007 - Massa para Pizza nº 3 (Do Pai)
008 - Esfirra
009 - Risolis
-------------------------------------------------------------
001 - MASSA PARA PIZZA Nº 1
Ingredientes
1kg de farinha de trigo de boa qualidade
420ml de água fria
50ml de azeite
30g de fermento fresco
15g de sal
Preparo
Misture em uma vasilha a farinha e a água fria. Amasse a mistura por três minutos e, em seguida, acrescente fermento fresco e azeite.
Amasse tudo por mais sete minutos e coloque na geladeira com um pano úmido por cima. Deixe descansar por trinta minutos.
Ao fim do prazo, retire a massa da geladeira e deixe-a descansar por mais uma hora e meia. Pegue a massa e faça bolas de 140 gramas ( é ideal ter uma balança).
Abra as bolas com um rolo e faça discos com a massa.
Coloque o molho básico e o recheio de sua preferência sobre cada um dos discos.
--------------------------------------------
002 - MOLHO BÁSICO DE TOMATES
5 latas de tomate sem pele (pomodoro pelati)
1 cebola
2 dentes de alho
Orégano
Azeite
Sal a gosto
Preparo
Dê uma leve amassada nos dentes de alho e esfregue-os no fundo da panela com um pouco de azeite.
Coloque um pouco mais de azeite, o suficiente para dourar o alho e descarte-o. Em seguida coloque o tomate sem pele (pomodoro pelati) no azeite quente e a cebola inteira.
Deixe cozinhar por trinta minutos em fogo baixo. Coloque um punhado de orégano e sal a gosto e retire a cebola. O molho está pronto
Rendimento: 10 pizzas
Tempo de preparo: 2hs15mts
---------------------------------------------
003 - PIZZA DE CALABRESA BÊBADA
Ingredientes
1 disco de pizza
Molho de tomate a gosto
150g de calabresa
50ml de boa cachaça
Azeite aromatizado
Preparo
Corte a linguiça em fatias finas e flambe-as na cachaça.
Abra o disco de pizza, coloque o molho e a calabresa flambada e tempere colocando o azeite aromatizado. Leve ao forno preaquecido a gás a 450ºC ou elétrico a 280ºC.
----------------------------------------------
004 - PIZZA DE PÊRA COM GORGONZOLA
Ingredientes
1 disco de pizza
molho de tomate a gosto
80g de mozarela
60g de gorgonzola
8 fatias de pêra
1 punhado de agrião fresco
Preparo
Fatie a pêra (sem casca) em lâminas bem finas
Abra o disco de pizza, coloque o molho, a mozarela, o gorgonzola e as fatias de pêra. Leve ao forno. Com a pizza pronta, coloque o agrião fresco por cima.
-----------------------------------------------
005 - PIZZA´S BRIEF HISTORY
Origem da Pizza 1
Teria nascido nobre aquele saboroso disco de massa generosa que hoje povoa lares, restaurantes populares e finos, casas especializadas, cantinas, lanchonetes, quiosques, carrinhos de mão, etc.?
Apregoa-se que um napolitano chamado Raffaele Esposito, em 1889, criou um prato para homenagear Marguerita de Saboya, primeira rainha da Itália unificada, caracteristicamente com a cores do país: o vermelho dos tomates, o branco da mozarela e o verde do manjericão.
Origem da Pizza 2
Do Egito à Grécia Clássica, até Roma e Pompéia, estiveram presentes alimentos que nos fazem recordar o preparo e o cozimento de nossa atual pizza. No antigo Egito, era costume celebrar o aniversário do Faraó, comendo uma massa achatada e condimentada com ervas aromáticas. Também, têm-se registro de relatos de algumas receitas Babilonesas e, no século VII a.C, um poeta soldado, em seus versos, nos informa que possuía uma massa achatada junto à sua lança - base principal da alimentação de um soldado naqueles tempos. Muitos consideram a pizza atual como uma invenção da culinária italiana, que começou na sulina cidade de Nápoles. De fato, a pizza é vista com atenção especial pelos napolitanos como o seu tesouro culinário, uma reflexão da História popular: os Lombardos, chegados no sul da Itália depois da queda do Império Romano, trouxeram suas búfalas que, encontrando ambiente ideal na região do Lázio, abasteceram-se de leite para a criação da "mozzarella" e posteriormente, coma descoberta do Novo Mundo, chegaria à Europa o elemento fundamental para a pizza, sem o qual esta jamais poderia existir: o TOMATE. Depois de algumas desconfianças iniciais, o tomate acaba por ingressar triunfalmente na culinária napolitana e a pizza se beneficiara disto, aproximando-se ainda mais do formato com a qual é conhecida na atualidade.
Por volta de 1700 e 1800, a pizza se consolida como um dos pratos da culinária napolitana mais tradicionais e preferidos pelo público. A então Rainha da Itália e Savóia, Margherita (originária da Áustria), esposa de Umberto I, elevou a pizza de suas origens humildes, quando um pizzaiolo, fez três pizzas diferentes para a Rainha. Ela gostou de uma coberta com tomates, mussarela e manjericão. Foi quando a "Pizza Margherita" ganhou o seu nome.
Fonte: Internet
Origem da Pizza 3
Uma outra história relacionada a cozinha do Oriente Médio Antigo, diz respeito a origem da pizza. A teoria mais importante sobre a origem da pizza, diz que os fenícios, três séculos antes de Cristo, costumavam acrescentar coberturas de carne e cebola ao pão em forma de disco (pão sírio). Os turcos muçulmanos também adotaram este costume durante a Idade Média. Com o advento das cruzadas esta prática de acrescentar cobertura ao pão sírio, chegou a Italia pelo porto de Nápoles. Lá os italianos incrementaram o pão com diversos tipos de cobertura como o queijo e, mais tarde, após a descoberta da América, o tomate, desta maneira originando a pizza.
Pode-se, então, a partir dos dois relatos acima, levantar a hipótese de que as culinárias contemporâneas, do Oriente Médio, do Norte da África, e, mesmo a culinária de certas regiões da Europa mediterrânea e do Leste Europeu, são herdeiras, em parte, da cozinha da Antiga Mesopotâmia, "a mais antiga culinária do mundo".
Origem da Pizza 4
Quando comemos uma pizza Margherita nem por um momento nos detemos para pensar de onde provém este nome. De facto, o epíteto alude à primeira pizza redonda, criada por Raffaele Sposito em 1889, para oferecer à rainha Margherita. A pizza tinha as três cores da bandeira italiana formadas com o queijo branco, tomate vermelho e manjericão verde.
Se a pizza moderna é italiana a sua base, o pão espalmado, tem diferente proveniência e época. Este pão espalmado foi inventado há seis mil anos pelos egípcios e desenvolvido pelos gregos.
Foram, contudo, muitos séculos depois os italianos a acrescentarem-lhe o tomate.
Origem da Pizza 5
Era um alimento de pobres do Sul da Itália. Mas foram os napolitanos que passaram a acrescentar molho de tomate e orégano a massa, que era dobrada ao meio e devorada como se fosse um sanduíche. Quem tinha um pouco mais de dinheiro colocava queijo, pedaços de linguiça ou ovos por cima. A partir do século XVI, a novidade era apreciada na corte de Nápoles e logo se espalhou pelo mundo.
Pizzas podem ter uma centena de coberturas. A primeira redonda servida a rainha Margherita, da Itália, foi enfeitada com as cores da bandeira italiana: queijo (branco), manjericão (verde) e tomate (vermelho).
Origem da Pizza 6
A história da Pizza começou há 6 mil anos com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam massas a base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. A novidade foi parar na península da Etrúria, na Itália.
A origem da Pizza 7
É até difícil de acreditar, mas esta história é muito mais antiga do que parece.
Faz muito tempo que o homem saboreia a pizza.
Como todo prato antigo, é difícil especificar sua origem,
ainda mais se pensarmos que ela não é nada mais que uma evolução do pão.
A primeira notícia que se tem da pizza tem mais de 6.000 anos. Os antigos hebreus e egípcios já saboreavam uma mistura de trigo e água que era chamada "O Pão de Abrahão" - Uma espécie de tataravô da pizza de hoje.
Desde que foi descoberta a fermentação da massa de trigo e o forno -
graças ao talento dos egípcios, começou-se a enriquecer os pães de forma achatada com diversos ingredientes, como azeitonas, ervas aromáticas, etc. Segundo anotações do poeta Virgílio, os gregos e romanos faziam pães semelhantes. Ele mesmo registrou a receita do moretum, uma massa não fermentada, assada, recheada com vinagre e azeite, coberta com fatias de alho e cebola crua. Se essa mesma massa fosse fermentada, Virgílio teria então a fórmula básica de uma pizza simples.
Origem da Pizza 8
-------------------------------------------------------------
006 - MASSA PARA PIZZA Nº 2
Em fase de teste:
Teste 1
Mistura para obter-se farinha ideal para confecção de massa para pizza "margherita", tipicamente napolitana
farinha brasileira fina
farinha de trigo importada
sêmola importada
Teste 2
Mistura para pizza de crosta fina
970g farinha de trigo jauence
30g de farinha de trigo integral
-------------------------------------------------
007 - MASSA PARA PIZZA Nº 3 (Do Pai)
Ingredientes
980g de farinha de trigo de boa qualidade
20g de farinha de trigo integral
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
3/4 de xícara (chá) de óleo vegetal
1/2 litro de água morna
1 tablete (15g) de fermento de padaria (pode ser congelado)
Preparo
Coloque o fermento de padaria - ao natural ou congelado - em uma xícara com água morna, adicione açúcar e pitadas de farinha de trigo para agilizar a fermentação. Reserve. Em uma bacia coloque a farinha de trigo (980g, a farinha integral (20g), o açúcar, o sal. Misture bem com uma colher de pau, depois dos ingredientes estarem bem misturados adicione os 3/4 de xícara do óleo, o fermento, e a água morna (meio litro), a seguir, com uma colher de pau, misture bem todos os ingredientes e comece a trabalhar a massa com as mãos. Vá sovando até que fique uma massa consistente. Erga a massa e atire-a uma 20 vezes sobre a bacia do preparo. Divida em 4 partes. Coloque cada 2 partes dentro de um saco plástico e feche-o. Deixe a massa levedar por no minímo 1 hora. Esta massa conserva-se na geladeira até por 2 semanas.
Caso goste de pizzas mais grossas utilize 2 tabletes de fermento (30g).
----------------------------------------------
008 - ESFIRRA
Ingredientes
1kg de farinha de trigo ( ou até dar ponto)
2 copos de leite morno
1 ovo
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
2 colheres de margarina
2 tabletes de fermento de padeiro, tipo fleischman
Preparo
Dissolver o fermento no leite morno e adicionar os outros ingredientes. Colocar farinha até dar ponto. Deixar descansar e abrir a massa para fazer as esfirras. Pegue um pouco de massa e abre como um prato de sobremesa, coloque o recheio e una as pontas fazendo um triângulo e leve para assar em tabuleiro untado. Passe gema de ovo dissolvida em um pouco de óleo sobre as esfirras para dourar.
Recheio
1/2 kg de carne moída
2 a 3 tomates maduros grandes
1 cebola
Cheiro verde, salsa, cebolinha verde
sal
pimenta-do-reino
2 limões para extração do sumo
Preparo
Misture muito bem todos o ingredientes e deixe de lado, enquanto prepara a massa. A carne vai cozer com a acidez do limão
----------------------------------------------
009 - MASSA PARA RISOLIS & COXINHA DE GALINHA
Ingredientes
1 copo de farinha
1 copo de água
1 colher de sopa de margarina
Sal
Casca de limão ralada
Preparo
Numa panela, coloque a água, a margarina e o sal e leve ao fogo até levantar fervura. Retire do fogo, coloque a farinha de uma só vez e mexa sem parar até virar uma bola que se desprenda da panela. Depois d esfriar um pouco, abra a massa como pizza para fazer os risolis, coloque o recheio de sua preferência, dobre a massa e corte com a borda de um copo, em seguida, passe no ovo batido e farinha de rosca e, após, é só fritar. Pode congelar também se quiser e friar na hora de servir
0 Comments:
Post a Comment
<< Home